Ensino

Controle Discreto







Descrição da Disciplina
Denominação / Código: Controle Discreto / 3846
Ano do Curso: Ano
Curso: Engenharia Elétrica
Período Letivo / Ano 2º  Semestre / 2011
Horário oficial: Terças e Quintas |  10h10 às 11h50
Atendimento: Segundas e Sextas |  9h30 às 12h



Justificativa

O controle de sistemas dinâmicos através computadores digitais ou microcontroladores tem se tornado realidade comum. Exemplos de servomecanismos eletromecânicos controlados por computadores ou microcontroladores existem em várias plantas, tais como: aeronaves, automóveis, refinarias de petróleo e fábricas de celulose. Além disso, novas aplicações do controle digital estão recebendo estímulo através da tecnologia dos microprocessadores, incluindo o controle de vários aspectos da indústria automobilística e agregados, por exemplo. Entre as vantagens do controle digital, podemos citar a ampliação da flexibilidade de programas de controle e de tomada de decisão ou a capacidade lógica de sistemas digitais, os quais podem ser combinados com funções de controle dinâmico para satisfazer requisitos do sistema. Adicionalmente, o projeto de hardware pode ser usado várias vezes com diferentes versões de software sobre uma ampla gama de produtos, o que reduz e simplifica o tempo de projeto.



Objetivos


Introduzir os conceitos básicos dos sistemas de controle em tempo discreto. Apresentar as principais técnicas de análise e projeto de controladores para sistemas em tempo discreto Colocar o aluno frente à problemática de controle discreto considerando as aplicações práticas.

Preparar para a análise, síntese, projeto e implementação de sistemas de Controle automáticos no tempo discreto.



Ementa

Introdução aos sinais e sistemas discretos. Sistemas discretos de controle em malha fechada. Transformada z. Amostragem. Função de transferência discreta. Resposta temporal. Relação entre os planos z e s. Equivalentes discretos. Resposta em freqüência. Lugar das raízes. Projeto discreto: controlador PID digital, controlador de tempo mínimo, controlador ótimo linear quadrático. Implementação de controladores discretos em computadores digitais. Laboratório.



Avaliação

Três avaliações:

Trabalhos de pesquisa e/ou relatórios de prática laboratorial - valor ponderado: 25%
Provas  -  valor ponderado: 75%



Bibliografia Básica

1.) FRANKLIN, G. F.; POWELL, J.D.; WORKMAN, M.L.”Digital Control of Dynamic Systems”, Ellis Kagle Press, 1998. 

   Bibliografia Complementar

2.) PHILLIPS, Charles L. and NAGLE, H. Troy. “Digital Control System - Analysis and Design”, 3ª edição, Prentice Hall International, New Jersey, 1995

3.) OGATA, Katsuhiko. “Discrete-Time Control Systems”. 2ª edição, Prentice-Hall, New Jersey, 1995.

4.)  ASTRÔM, K. J.; WITTENMARK, B. “Computer-Controlled Systems: Theory and Design”, Prentice-Hall, 1997.

5.)  KUO, Benjamin C. "Digital Control Systems", Oxford University Press, 2ª edição , 1992.



Listas de Exercícios


(EM BREVE)

Aulas Práticas

(EM BREVE)