Login:

  Senha:

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300. CEP 85870-650.
Foz do Iguaçu - PR - Brasil
Fone: (45) 3576-8100

Página da Unioeste-Foz no Facebook

::: Acessos: 1126490 :::

Site melhor visualizado com:




CECE


Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Responsável: Carlos Alberto Lima da Silva

Equipe:
Alesandra Silva Barros (Coordenadora de Área)
Eliane Nascimento Pereira (Coordenadora de Área)
Elizete Aparecida Zanellatto Pimenta (PPGTGS)
Fabiana Santos da Silva (PPGEEC)
Juliano Hettwer (Secretário Computação e Matemática)
Rosineide Dias de Oliveira (Assistente)

Cursos de Graduação:
Ciência da Computação
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Matemática

Definição:
Uma ciência exata (AO 1945: ciência exacta) é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Matemática, Física, Engenharia, Química, Estatística e Computação, assim como partes da Biologia, Psicologia, e Economia podem ser consideradas ciências exatas nesse sentido. O termo implica uma dicotomia entre esses campos e outros, como as ciências humanas, que possuem um caráter menos preciso. Termos relacionados, mas não equivalentes são ciências duras e ciências puras.

Histórico:
As ciências exatas nasceram no início do século XVII na Europa Ocidental. Baseiam-se na observação aprofundada dentro de um quadro temático restrito ou previamente definido, uma abordagem simples e pregressiva da modelização e, sobretudo, do uso sistemático de uma lógica reducionista no sentido de manter apenas os dados e leis necessários e suficientes para explicar os fenómenos observados (ver "Navalha de Occam"). A astronomia, considerada a mais antiga ciência de observação, a matemática, que abriu novos horizontes à abstração a partir da geometria e da aritmética, podem ser considerados precurssores das ciências exatas, que se desenvolvem verdadeiramente com as primeiras ciências experimentais, como a física. Podemos destacar alguns cursos da área de Ciências Exatas como qualquer engenharia, as quais estão em muita alta atualmente no mercado, e para quem gosta de números essa é uma ótima opção, onde dependendo da universidade escolhida pelo aluno é garantia de emprego, temos também a matemática a qual é um dos cursos mais conhecidos da área, a qual já não está mais tão em alta, mas é conhecida como ser um dos cursos mais difíceis do ramo, temos também a física, onde também oferece um campo legal de estudos e emprego, assim as ciências exatas é um campo de muito futuro para quem gosta de estudar e adora os números.

O Curso Ciência da Computação:
O Curso de Ciência da Computação, no Campus de Foz do Iguaçu, foi implantado no ano de 1995. Funciona em período integral, ofertando anualmente 40 vagas. O tempo mínimo para integralização é de 4 anos e o máximo de 7 anos, com uma carga horária total de 3.660 horas-aula, das quais, 180 horas são de atividades acadêmicas complementares. O grau obtido é de Bacharel em Ciência da Computação.

O Curso Engenharia Elétrica:
O Curso de Engenharia Elétrica, no Campus de Foz do Iguaçu, foi implantado no ano de 1998. Funciona no período integral, ofertando anualmente 40 vagas. O tempo mínimo para integralização é de 5 anos e o máximo de 8 anos, com uma carga horária total de 4.519 horas-aula, das quais, 215 horas são de atividades acadêmicas complementares, 68 horas de disciplina independente e 544 horas de disciplinas eletivas. O grau obtido é de Engenheiro Eletricista. Na 5ª série deverá cumprir no mínimo 340 horas de disciplinas da ênfase a que fez opção (Sistema de Controle ou Sistemas de Potência), e o restante serão escolhidas livremente entre as eletivas ofertadas.

O Curso Engenharia Mecânica:
O curso de Engenharia Mecânica foi implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2002, funciona no em período integral, ofertando anualmente 40 vagas. O tempo mínimo para integralização curricular é de 5 anos e no máximo 8 anos, com carga horária total de 4.857 horas-aula, das quais, 250 horas são de Atividades Acadêmicas Complementares. O grau obtido é de Engenheiro Mecânico.

O Curso Matemática:
O Curso de Matemática, no Campus de Foz do Iguaçu, foi implantado no ano de 1998. Funciona no período vespertino, ofertando anualmente 40 vagas. O tempo mínimo para integralização é de 4 anos e o máximo de 7 anos, com uma carga horária total de 3.090 horas-aula, das quais, 200 horas são de atividades acadêmicas complementares. O grau obtido é de Licenciado em Matemática.

Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação:
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica e Computação, nível Mestrado Acadêmico, no Campus de Foz do Iguaçu, iniciou as aulas em 12 de abril de 2010. Funciona em período integral, ofertando, anualmente, 30 vagas. O tempo mínimo e máximo de integralização é de 12 e 24 meses, respectivamente, com uma carga-horária total de 720 horas. O grau obtido é de Mestre em Engenharia Elétrica e Computação.

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade:
O Mestrado Profissional é uma nova modalidade de Pós-Graduação stricto sensu que proporciona aos alunos conhecimentos teórico-metodológicos voltados para a atuação interdisciplinar na concepção e melhoria dos processos organizacionais, utilizando-se de ferramentas e tecnologias aplicáveis para a solução de problemas no ambiente de trabalho, contribuindo para atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento regional sustentável. Obteve autorização da CAPES para iniciar suas atividades em 2016 voltado para a área de avaliação da Administração, Ciências Contábeis e Turismo com duas linhas de pesquisa: linha de Tecnologias e Sustentabilidade e linha de Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável. O curso oferece 14 vagas anuais, com aulas no período noturno e aos sábados pela manhã, 40 créditos (600 horas) a serem cumpridos e prazo de integralização de 2 anos.

Links Externos:
Página do Facebook
Engenharia Elétrica (página na Reitoria)
Ciência da Computação (página na Reitoria)
Engenharia Mecânica (página na Reitoria)
Matemática (página na Reitoria)
Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação
Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Arquivos e Documentos:
Projeto Pedagógico - Engenharia Mecânica - Resolução 255/2016-CEPE
Projeto Pedagógico - Engenharia Elétrica - Resolução 250/2014-CEPE
Projeto Pedagógico - Ciência da Computação - Resolução 233/2014-CEPE
Projeto Pedagógico - Matemática - Resolução 220/2016-CEPE
PPP - PPGTGS - Resolução 138/2015-CEPE
PPP - PPEEC - Resolução 046/2017-CEPE

Telefone(s):
35768292 - Diretor de Centro
35768801 - Direção de Centro
35768293 - Coordenação de Curso de Graduação
35768296 - Mestrado Profissionais em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
35768279 - Mestrado Engenharia Elétrica e Computação
35768146 - Coordenação Acadêmica
35768132 - Secretaria de Apoio/Protocolo

SINF 2012 v3.0 beta