Login:

  Senha:

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300. CEP 85870-650.
Foz do Iguaçu - PR - Brasil
Fone: (45) 3576-8100

Página da Unioeste-Foz no Facebook

::: Acessos: 1126492 :::

Site melhor visualizado com:




Engenharia Mecânica


Histórico:
Iniciado em 2002, o curso de Engenharia Mecânica da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu ganhou importância imediata por estar inserido em uma estratégica região de tríplice fronteira, que além de seus encantos naturais e da tradição turística e comercial, apresenta um elevado potencial para o desenvolvimento tecnológico. Contribui para esse desenvolvimento a proximidade com os complexos industriais energético constituídos pela Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Subestação de Furnas Centrais Elétricas. No âmbito de convênios existentes entre a Itaipu e a Unioeste, a partir de 2006, a UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu transferiu os cursos e laboratórios didáticos e de pesquisa de engenharias e ciências exatas (Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Matemática e Ciência da Computação) para as instalações da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). Assim, o ambiente e a infra-estrutura física do FPTI proporcionam grande motivação para os estudantes do CECE/Foz do Iguaçu se envolverem em inúmeras atividades extra-curriculares durante o curso, como iniciação científica, estágios supervisionados, empresa júnior, etc. Essa parceria vem fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino do Centro de Engenharias e Ciências Exatas e consolidando a região como um referencial tecnológico proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Objetivos:
Os objetivos do Curso de Engenharia Mecânica:
1. Formar profissionais de alto nível de acordo com as necessidades do mercado, considerando as oscilaçõs;es de interesses decorrentes de possíveis mudanças sócio- econômicas.
2. Promover a criação de empresas ligadas ao vasto campo da área Mecânica. Alguns ramos pertinentes são: operação e manutenção mecânica de usinas, de redes de transmissão e distribuição, de subestações; desenvolvimento e fabricação de equipamentos mecânicos, otimização de processos de transformação mecânica, processos de automação industrial, entre outros; treinamento, consultoria e representações comerciais.
3. Promover a integração entre a Universidade e empresas, no desenvolvimento de projetos conjuntos, formação de recursos humanos e capacitação técnica.
4. Impulsionar a integração das instituições de ensino da Argentina e Paraguai.
5. Promover o desenvolvimento da região através da criação de um pólo de tecnologia de ponta, no setor mecânico.
6. Fixar os jovens na região com incremento de ofertas de emprego.
7. Possibilitar o surgimento de núcleos de pesquisa nesta área de conhecimento, integrando a universidade, empresas e outras instituições na região.
8. Socializar, através de projetos de extensão e outros eventos, o conhecimento científico produzido no setor mecânico, visando à solução de problemas regionais.

Perfil Profissional:
A engenharia mecânica, pelo amplo espectro de ciências naturais envolvido, encontra aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento, seja atuando diretamente ou indiretamente como elemento de apoio. O engenheiro mecânico é capacitado para trabalhar em projeto, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, manutenção e operação de plantas industriais, bem como prestar assistência técnica, apoio e consultoria em outras áreas do conhecimento.

Campo de Atuação:
O curso de Engenharia Mecânica do Campus de Foz do Iguaçu tem como meta formar um engenheiro pleno com sólida formação nas três grandes áreas da mecânica: Materiais e Processo de Fabricação, Mecânica dos Sólidos e Ciências Têrmicas. Sendo assim, o profissional encontra oportunidades de trabalho nos mais diferentes tipos de indústria, desde fábricas de brinquedos, passando por indústrias alimentícias até setores aeronáuticos. Merecem destaque os seguintes campos de atuação: transformação de energia, manutenção, projeto mecânico, fabricação, automação e controle, agroindústria, transportes, controle térmico de sistemas e ambientes. De forma mais ampla, o engenheiro mecânico atua nos diversos setores regulamentados pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, quais sejam: mecânica, metalúrgica, naval e oceânica, aeronáutica e espacial, automação e controle, transportes, materiais e meio ambiente.

Links Externos:
Laboratório de Materiais

Arquivos e Documentos:
PPP - Resolução 312/2017-CEPE
Regulamento de Estágio - Resolução 108/2013-CEPE
Regulamento de TCC - Resolução 220/2015-CEPE

Coordenador: Eduardo Cesar Dechechi

Disciplinas 1º Ano:
Cálculo I
Desenho Técnico
Física I
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Introdução à Engenharia Mecânica
Laboratório de Física I
Química
Técnicas de Redação Científica

Disciplinas 2º Ano:
Cálculo II
Computação
Equações Diferenciais
Física II
Materiais de Construção Mecânica
Mecânica
Termodinâmica

Disciplinas 3º Ano:
Cálculo Numérico
Eletrotécnica
Mecânica dos Fluidos
Mecânica dos Sólidos
Metodologia Científica
Probabilidade e Estatística
Processos de Usinagem
Transferência de Calor
Vibrações

Disciplinas 4º Ano:
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Cinemática dos Mecanismos
Confiabilidade
Criatividade e Inovação
Elementos de Máquinas
Fadiga
Máquinas de Fluxo
Máquinas Térmicas
Metrologia e Instrumentação
Processos de Conformação
Processos de Fundição
Processos de Soldagem

Disciplinas 5º Ano:
Engenharia de Segurança, Legislação e Ética Profissional
Engenharia Econômica
Estágio Supervisionado
Optativas I, II, III e IV
Trabalho de Conclusão de Curso


SINF 2012 v3.0 beta